sábado, 30 de outubro de 2010

Decálogo.


Neste feriado longo e interminavél o Cine Clube: Sala vazia apresenta Decálogo.

Sinopse: Trata-se de mais uma obra do grande diretor polonês Krzysztof Kieslowski. Na verdade, são 10 filmes de curta duração - uma hora - feitos para televisão polonesa, com histórias baseadas nos Dez Mandamentos. Destes dez filmes, dois deles foram adaptados para o cinema; são eles: Não Matarás; Não Amarás.

É difícil qualificar o que o diretor polonês Krzysztof Kieślowski (1941-1996) conseguiu realizar em sua obra "Decálogo" (1988), um projeto de dez médias-metragens. Seria um filme dividido em dez partes ou uma série para a televisão? Uma obra laica, já que nunca se refere a Deus, ou que possui uma teologia profunda, cujo título apenas faz referência? Seria uma obra que faz refletir sobre graves questões éticas que embasam o agir humano, ou, pelo contrário, apresenta a complexidade da vida humana, mostrando que qualquer lei moral ou valor ético são de um simplismo quase infantil?

O próprio Kieślowski nos ajuda a desfazer um pouco o mistério de sua obra. "Durante 6.000 anos, essas regras [os Mandamentos] estiveram inquestionavelmente certas. E, mesmo assim, nós as desobedecemos todos os dias. As pessoas sentem que algo está errado na vida. Há uma espécie de atmosfera que faz com que as pessoas, agora, se voltem para outros valores. Elas querem contemplar as questões básicas da vida, e provavelmente é essa a real razão para querer contar essas histórias [em 'Decálogo']".

Local: onde convidarem.
Horário: à combinar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário