sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Sessão nostalgia com soneca



Neste feriadão nada melhor do que recordar das coisas, para uma sessão nostalgica separei algumas das mais belas obras que já vi.

1º Filme: Azul (Bleu)

Sinopse: Dirigido por Krzysztof Kieslowski, um cara que sabia aflorar nas pessoas suas inquietações. Em Azul Kieslowski nos traz questões: de como superar a morte? Morrendo. Julie não é capaz de acabar com sua própria vida - é fraca. Perder a pequena filha e o marido, um famoso compositor, é demais para ela. Ter novamente a liberdade, de modo trágico, a fez acreditar que estar livre é estar preso àquelas pessoas. Ser livre é difícil, muito difícil. Como ela mantêm-se viva - fisicamente - ela se desfaz de tudo que a remeta à lembrança de sua família. Fecha-se no seu mundo. Nada mais importa, apenas ela - e acompanhamos tudo de bem perto, close atrás de close. Será que não ter lembranças, esquecer as recordações, os bens, os amigos são mesmo armadilhas? Para Julie, sim.


2º Filme: Asas do Desejo (Der Himmel ünder Berlin)

Sinopse: Na Berlim pós-guerra, dois anjos perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos, ao se apaixonar por uma trapezista, deseja se tornar um humano para experimentar as alegrias de cada dia.

3º Filme: Fausto (Faust)

Sinopse: Baseado na famosa peça de Goethe de uma fábula alemã, temos Fausto, um velho alquimista que vê sua cidade ser assolada pela peste negra. Vendo tanta morte, começa a pensar sobre sua própria finitude. Ele então evoca Mefistófeles, e lhe pede sua juventude de volta e eterna. O demônio a garante, em troca da alma de Fausto. Tudo parecia perfeito, até este se apaixonar por uma jovem italiana. Marco absoluto no cinema alemão, é o último filme de Murnau no país.

O filme transpira expressionismo, desde os cenários, até as interpretações, passando pelo tema, fotografia e figurinos. O tema não poderia ser mais adequado: baseado na versão de Goethe para a clássica lenda alemã que conta a história do alquimista / médico que faz um pacto com o demônio Mefistófeles. Murnau concebe uma atmosfera mística a partir dos contrastes de iluminação, que remetem à pintura de Rembrandt.

Local: Home of the Soneca.
Horário: A combinar.
Dia: Neste feriadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário